DICAS

ERVAS FRESCAS

COMBINA O QUÊ COM QUEM?

Se você está dispensando os “práticos” temperos prontos, cheios de químicas e sódio, nada melhor do que usar ervas frescas em suas alquimias culinárias. Elas dão aroma e sabor especiais em suas receitas, são saudáveis e você pode até cultivá-las em casa criando um ambiente com cada erva em vasos ou garrafas pet. No entanto, as ervas frescas são facilmente encontradas em feiras livres e supermercados.

Diante das várias espécies de ervas disponíveis, como saber qual usar em determinado prato? É possível combinar mais de uma erva no mesmo prato? Para responder à primeira questão, publicamos uma lista com as ervas mais usadas em receitas diversas. Quanto à resposta da segunda, você descobrirá com o tempo que as experimentações são muito bem-vindas na Culinária.

ERVAS MAIS COMUNS

Para cada erva apresentada, há uma versão seca, industrializada, embalada e vendida em mercados. Prefira as frescas. Conheça agora as ervas mais usuais e não pare por aqui, há muitas outras a descobrir.

Alecrim – De gosto cítrico e amadeirado, vai bem no tempero de carnes de frango, peixe, porco, cabrito e cordeiro. Também é comum usar o alecrim para dar aroma a batatas, vinagres, azeites, entre outros.

Cebolinha – Quando fresca e cortada em anéis, pode ser usada em saladas de verduras, legumes e batatas; tempera omeletes, suflês, quiches, sopas, molhos, grãos e todos os tipos de carnes.

Coentro – De sabor e aroma marcantes, as folhas do coentro são muito usadas em algumas regiões do Brasil como tempero equivalente à Salsa. Combina com peixe, frutos do mar, frango, abacate e coco. As sementes do coentro, levemente picantes e adocicadas, são utilizadas no preparo de pães, doces, carne de cordeiro e legumes.


Hortelã –
 Suas folhas são muito usadas para aromatizar saladas, legumes, molhos, carnes, assados e grelhados. Funciona muito bem cru no preparo de águas aromatizadas, sucos e chás. É ainda ingrediente obrigatório na cozinha árabe e mediterrânea, realça o sabor de pratos como tabule, kibes, entre outros.

Manjericão – Adotado nas cozinhas italiana e francesa, o manjericão está presente em pizzas, carnes, molhos, ovos, sanduiches, queijos, azeites e saladas, sem contar que é o principal ingrediente do molho pesto. E ainda é usado para fazer chá que alivia problemas digestivos.

Salsa – De sabor mais suave, em relação ao coentro, entra em uma infinidade de pratos, desde saladas e sopas, até peixes, carnes, molhos e massas.

Sálvia – Utilizada com carnes gordas como porco, pato, peru e galinha. Também há receitas com sopas, vegetais, queijos e molhos de origem italiana para massas.

Tomilho – De sabor e aroma acentuados, quando fresco, é ótimo tempero para carnes e aves, e acompanhar pratos como sopas, molhos, ovos, queijos e legumes.

Você gostou? Compartilhe e leia outros posts do Blog General Pepper.

 FONTE: Receitas de Minuto