DICAS

12 DICAS DE TEMPEROS – BONS NA COZINHA E PARA A SAÚDE

Temperos dão vida e realçam o sabor dos pratos, e vários deles são benéficos para a saúde. A cebola, alho, sal e pimenta-do-reino, por exemplo, são básicos em nossa cozinha, mas sempre é possível ir mais longe com especiarias que enriquecem a preparação e acabamento dos pratos. O Brasil é rico em condimentos, regionais e importados, e tem uma oferta imensa que merece ser pesquisada e conhecida. Neste artigo, selecionamos 12 temperos que, combinados ou não, permitem surpreendentes alquimias culinárias.

ALECRIM & MANJERICÃO
São duas ervas, das mais aromáticas, que podem até ser cultivadas em vasos. O uso de ambas é comum na culinária mediterrânea. O alecrim ´vai bem no tempero de pães, legumes, carne suína e aves. O manjericão confere um perfume todo especial aos molhos, massas, sopas e carnes. As duas ervas têm propriedades medicinais.

CRAVO & CANELA
Essas duas especiarias milenares combinam muito bem entre si. Juntas ou separadas, dão aroma, sabor e incríveis nutrientes para as receitas, principalmente pratos doces, chás, sucos e outras bebidas. Ambos os temperos possuem função antimicrobiana, antioxidante e termogênica, prevenindo o envelhecimento precoce das células, combatendo gripes e resfriados, entre outros benefícios.

CARDAMOMO
Esse tempero é característico das culinárias indiana e indonésia. As sementes do cardamomo podem ser usadas para preparar doces e pães, e também para marinar carnes e dar mais perfume ao café. Para usar in natura, abra as vagens na hora de usar, retire e moa/amasse os grãos, desprezando as cascas. Possui propriedades que reduzem o mau hálito e melhoram a digestão.

COLORAU OU COLORÍFICO
A semente de urucum seca e triturada é o tempero que conhecemos como colorau ou colorífico. Suave e adocicado, ressalta os sabores de carnes, frangos, pescados, recheios salgados, sopas e ensopados. Deve ser adicionado sempre antes ou durante a cocção do alimento. Tem propriedades anti-inflamatória e antioxidante, além de ajudar na digestão.

CÚRCUMA
Também conhecida por açafrão da terra, a cúrcuma é da família do gengibre. Levemente picante, a herbácea intensifica o sabor e a cor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, tipos de arroz, sopas e legumes. As principais propriedades medicinais da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.

CURRY
De origem indiana, o curry é um condimento composto por vários ingredientes secos e moídos, entre eles gengibre, pimenta vermelha, canela, cominho, cardamomo, pimenta-do-reino, cravo, erva-doce, cúrcuma e grãos de coentro. Tal mistura é muito aromática, pouco picante e confere um sabor especial às carnes, pescados, aves, molhos, assados e cozidos em geral. 

LOURO
De origem mediterrânea, as folhas de louro são usadas há muitos anos para fins medicinais e como tempero em diferentes culinárias. Além de combinar muito bem para temperar feijão e lentilha, o louro é indicado para marinar carnes e dar sabor a sopas, ensopados e molhos. O louro possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas e o chá das folhas alivia cólicas menstruais. 

NOZ-MOSCADA
Versátil, a noz-moscada tempera pratos salgados e doces. Para melhor extrair da especiaria seu sabor e aroma, a semente deve ser ralada na hora de usá-la na preparação de sopas e caldos, massas, risotos, guisados, molhos branco e vermelho, carnes, linguiças, tortas e cremes doces, bolos, pudins, compotas etc. Na saúde, funciona como bom digestivo, diurético e anti-inflamatório gastrointestinal.

ORÉGANO
É um tempero típico da cozinha italiana, bastante utilizado em massas, molhos, saladas e outros pratos que combinem com o sabor robusto e levemente picante desta erva. O chá de orégano pode ser coadjuvante no tratamento de disbiose intestinal e de candidíase, além de estimulante do sistema imunológico.

TOMILHO
Parente do orégano, o tomilho é uma erva aromática que vai bem como tempero de arroz cozido ou de forno, ensopados, lentilha, feijão branco, e também para marinar carnes gordurosas para assar, como porco e carneiro. Pode ser utilizado como aromatizante em vinagres e queijos. As folhas, flores e óleo do tomilho podem ainda ser usados como auxiliares no tratamento de tosse e bronquite.