DICAS

CULTIVE PIMENTA EM CASA – Passo a passo

As pimentas são especiarias incorporadas à culinária de vários países e o Brasil está entre eles. São várias as espécies que plantamos e consumimos, como as conhecidas biquinho, dedo-de-moça e malagueta. Não por acaso, esse trio foi escolhido pela General Pepper para a produção de molhos gourmet naturais e representantes da série Pimentas do Brasil. Mas, quem gosta de pimentas frescas sempre à mão, pode também cultivar em casa a sua pimenteira preferida. Confira as nossas dicas no passo a passo a seguir e bora plantar!

Ambiente do plantio

O clima na área de plantio é importante para a pimenteira crescer com qualidade. O local precisa de calor e luz do sol para a planta germinar e crescer. As pimentas são sensíveis a baixas temperaturas, chuva e geada. Por isso, é melhor cultivá-las nos meses mais quentes. As pimentas até podem crescer sob baixas temperaturas, mas o sabor e aroma não serão os mesmos.

 Plante muda ou sementes

Após escolhida a espécie de pimenta e o local do plantio – vaso ou jardim – vá à luta por uma muda ou sementes, que podem ser adquiridas em boas lojas de jardinagem, floriculturas, feiras e até em supermercados.

Se comprar uma muda, é preciso replantá-la preservando e centralizando o torrão de terra ao redor das raízes na hora do replantio. No jardim, abra uma cova o quanto baste para caber com folga as raízes. Complete o espaço com terra vegetal adubada e depois regue-a. No caso de vaso, escolha um com no mínimo 30cm de diâmetro e com furinhos no fundo para que a água excedente não acumule na terra e mofe as raízes. Prepare o vaso com uma camada de argila expandida no fundo e replante a pimenteira usando terra vegetal e depois siga os procedimentos do replante em jardim.

Se optar por sementes, encha o vaso de 30 cm com terra vegetal lembrando do berço de argila expandida no fundo. Coloque de 3 a 4 sementes a aproximadamente
1 cm da superfície. Quando as folhas começarem crescer, mantenha a muda mais forte e crescida, e remova as demais.

 Água sim, em excesso não

O ideal é regar a pimenteira quando a superfície da terra está seca. Prefira regá-la pela manhã ou tardinha, sem incidência de sol forte. Como a pimenta deve ficar no sol, essa água irá evaporar rapidamente, por isso pode ser regada com generosidade calculada. No caso de vasos, regue até começar a vazar pelos furinhos do vaso.

Podando continua brotando

A poda é necessária para dar força para a pimenteira continuar crescendo e frutificando. Se não aparar a planta depois de cada colheita total, a brotação de pimentas será interrompida. Essa poda deve ser feita apenas uma vez ao ano, no final do outono ou no início do inverno.