DICAS

6 PLANTAS MEDICINAIS – EXÓTICAS E PODEROSAS

Plantas medicinais são aquelas que contam com propriedades capazes de atuar no alívio e tratamento dos problemas mais comuns de saúde. As plantas medicinais foram identificadas e usadas ao longo da história da humanidade, até porque, não muito distante no tempo, inexistiam remédios sintetizados em laboratórios.  

Hoje, a variedade de ervas e plantas identificadas como medicinais é enorme, e várias fogem do conhecimento popular. Neste artigo, você vai conhecer seis plantas exóticas benéficas para diferentes órgãos e que podem ser aliadas contra os incômodos físicos mais comuns. E mais, algumas dessas plantas são também utilizadas com outros propósitos. Você vai ver!

ALFAFA

Também conhecida como Alfafa-verdadeira ou Alfafa-de-flor-roxa, a planta é bastante nutritiva, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, diminui a retenção de líquidos e alivia os sintomas da menopausa, por exemplo. A alfafa é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, além de possuir propriedades diurética, digestiva, calmante, depurativa, antianêmica e antioxidante.

KÜMMEL

Kümmel ou Alcarávia, também conhecida como cominho ou cariz, é muito utilizada no tratamento de problemas digestivos, enjoos, cólicas, dispepsia, febre, gases e vermes. As propriedades desta planta incluem sua ação antiácida, antiflatulenta, digestiva, diurética, estimulante, laxante e purgativa. Na culinária, é utilizada na preparação de bolos, pães, biscoitos, sopas, licores, entre outros pratos europeus.

Contraindicações:

Se consumida em excesso pode ser tóxica.

Contraindicada para crianças pequenas e grávidas.

MALVA

A malva pode ser ingerida em forma de chá, para o tratamento de infecções na garganta, prisão de ventre, aftas, bronquite, catarro, rouquidão, gastrite, irritação dos olhos, mau hálito, tosse e úlcera ou em cataplasma com as folhas e flores amassadas, para tratar picada de insetos, feridas ou furúnculos. As partes da malva usadas para fins medicinais são suas folhas e flores para chás ou infusões.


Chá de malva

Colocar 2 colheres de sopa de folhas secas de malva em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 10 minutos e coar. Beber até 3X ao dia.

TÍLIA

Com maior presença no hemisfério norte, a tília possui várias propriedades benéficas para a saúde. Calmante, expectorante e antiespasmódica, é uma boa opção de tratamento natural para estresse e gripes, além de ser diurética e sudorífica. A planta combate inflamações e também contribui com o tratamento de problemas digestivos.


ZEDOÁRIA

O chá de zedoária é indicado para aliviar sintomas de doenças respiratórias; evitar e combater infecções urinárias, distúrbios menstruais e gastrintestinais, cólicas, gota, colesterol alto, cálculo biliar e náuseas; aumentar a eficiência de tratamentos radioterápicos e quimioterápicos, quando ingerida em conjunto com os medicamentos prescritos por médico; tratar cálculos renais, úlcera gástrica, hepatite e gastrite. 

ZIMBRO

O zimbro é mais conhecido por ser utilizado como aromatizante do Gin, uma bebida alcoólica, mas tem também aplicações medicinais. A infusão ou tintura preparada a partir dos frutos do zimbro são usadas no tratamento de casos de inflamações, má digestão e doenças da pele. Acredita-se ainda que as compressas com os frutos da planta auxiliam no tratamento da psoríase e dores ciáticas. Na cosmética, o zimbro é utilizado no tratamento de acnes, celulites e irritações da pele. 

IMPORTANTE SABER TAMBÉM

O conteúdo deste post é somente de caráter informativo. Todo procedimento de caráter medicamentoso com plantas ditas medicinais deve ser acompanhado ou até mesmo prescrito por um médico.

Você gostou? Compartilhe e leia outros posts do Blog General Pepper.