DICAS

SAÚDE! Pimenta vermelha faz bem

Quando pensamos em pimenta vermelha, logo associamos o fruto ao condimento que arde e tempera pratos. Se a imaginação crescer, é possível lembrar do seu poder afrodisíaco e até da proteção contra energias negativas. Mas, pensar nos poderes medicinais da pimenta é só para iniciados. É preciso ler este post para crer e entender! 

Considerada um riquíssimo alimento termogênico, a pimenta vermelha possui substâncias que aceleram a queima de gordura e facilitam a perda de peso. E ainda, combate radicais livres, tem atuação antibactericida e proporciona outros benefícios à saúde. Mas, o que tudo isso quer dizer?

Após várias pesquisas e estudos sérios, está comprovado que a pimenta vermelha, do gênero Capsicum, estimula o metabolismo de maneira natural, previne doenças cardíacas, combate alguns tipos de câncer, combate o estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres na circulação, controla os níveis de colesterol e ajuda a diminuir dores e inchaço nas articulações. Em estudo recente, pesquisadores mostraram que pessoas que comem comidas apimentadas regularmente vivem mais. 

As propriedades da pimenta proporcionam os benefícios

O ardor característico das pimentas do gênero capsicum é causado pela capsaicina, substância que também é responsável pelos benefícios à saúde. De 0,1% a 1% da massa total da pimenta vermelha é constituída por esta substância. E, quanto mais ardida a pimenta, maior é a quantidade de capsaicina.

Além da capsaicina, a pimenta fresca é fonte das vitaminas A e C, do complexo B, de flavonoides, como o betacaroteno, e ainda Potássio, Manganês, Magnésio e Ferro.

O potássio é importante componente das células e dos fluidos corporais que ajudam a controlar a pressão arterial. O manganês é utilizado pelo corpo para sintetizar a enzima superóxido dismutase, um potente antioxidante natural.

Contraindicações

A pimenta vermelha é uma irritante da mucosa gástrica. Portanto, quem tem gastrite, úlcera ou qualquer inflamação no aparelho digestório, não deve comer pimentas de qualquer tipo. Em caso de dúvidas ou alergias, consulte sempre um médico.