DICAS

ESPÉCIES DE PIMENTA – PARTE 2

Sabores, Cores e Ardores

A General Pepper apresenta neste post a Parte 2 do tema Espécies de Pimenta. Caso não tenha lido a Parte 1, vale a pena ler também.

10 TIPOS DE PIMENTA ENCONTRÁVEIS NO BRASIL

Todas são do gênero Capsicum e domesticadas, ou seja, são produzidas e comercializadas em maior escala.

Pimenta Doce ou Americana
Embora não possua pungência, tem boa aceitação entre os consumidores, que a utilizam no preparo de pratos variados, substituindo o pimentão verde tradicional.

Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade
É fácil identificá-la pelo seu peculiar formato campanulado. Devido à ausência de pungência, é considerada pimenta doce. Pode ser consumida fresca, em saladas, cozida ou em conservas.

Pimenta Biquinho
A espécie tem ganhado popularidade por ser saborosa, aromática e sem a pungência característica das pimentas. Atualmente, é bem consumida fresca na composição com pratos diversos, mas também há opções no estado de molho e conserva.

Pimenta-de-Cheiro
Cultivada principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, essa espécie é muito apreciada pelos consumidores por seu aroma forte e característico, com pungência ausente ou suave. É utilizada como tempero no arroz, em saladas e no preparo de peixes.

Pimenta Dedo-de-Moça
Com pungência leve e marcante, é uma das pimentas mais consumidas no Brasil, em especial nas regiões Sul e Sudeste. É muito usada no preparo de pratos salgados, doces e drinques. Quando seca, em flocos e com sementes, ganha o nome de pimenta calabresa.

Pimenta Jalapeño
Possui pungência média e aroma acentuado, sendo consumida fresca, desidratada ou processada. O seu nome homenageia a cidade de Jalapa, no México. No Brasil, é cultivada principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Pimenta-de-Bode
É a pimenta mais popular na Região Centro-Oeste. Seus pequenos frutos, de cor amarela ou vermelha, têm aroma marcante e alta pungência. É muito usada na culinária goiana como tempero no preparo de carnes, arroz, feijão e até na pamonha salgada.

Pimenta Murupi
Espécie tradicionalmente cultivada na Região Norte, onde tem grande aceitação por seu aroma e sabor picante. É consumida como condimento. São conhecidas três variedades de Murupi, que apresentam diferenças de formato, tamanho, cor e pungência.

Pimenta Malagueta
As malaguetas são muito picantes, talvez por isso muito apreciadas e consumidas em todo o Brasil. Na culinária, condimenta pratos típicos das nossas cozinhas regionais, como a mineira e baiana. Vai bem ao natural, em conservas e molhos.

Pimenta Habanero
Introduzida a pouco tempo no Brasil, é originária da península do Yucatã, entre o México e Belize. É considerada uma das pimentas mais picantes do mundo, chegando a 300 mil unidades Scoville! Seus frutos são consumidos preferencialmente frescos.

FONTE: Vários autores, Pimentas do Gênero Capsicum do Brasil, 2006, Documentos 94, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária