DICAS

ESPÉCIES DE PIMENTA – PARTE 1

Sabores, Cores e Ardores

Você sabia que existem pimentas do género Capsicum sem nenhuma ardência, outras aromáticas com quase zero de ardência e as de alta pungência (ardume)? Neste post, conheça um pouco dos frutos da pimenteira com sua multiplicidade de cores, formas, sabores e pungência. Fazem parte do valioso patrimônio genético da biodiversidade brasileira.

As pimentas do gênero Capsicum no Brasil

O gênero Capsicum, tratado neste artigo, possui cerca de 20 espécies agrupadas em três categorias:

Domesticadas – pimentas largamente cultivadas;
Semidomesticadas – pimentas pouco cultivadas;
Silvestres – pimentas não cultivadas comercialmente.

A pungência do gênero Capsicum é atribuída a dois capsaicinoides: a capsaicina e a dihidrocapsaicina. São alcaloides que se acumulam na superfície da placenta – tecido localizado na parte interna do fruto onde estão inseridas as sementes.

O teor de capsaicinóides é avaliado pela escala de Unidades de Calor Scoville (Scoville Heat Units – SHU). O valor SHU pode variar de zero (pimentas não picantes) a mais de trezentos mil (pimentas extremamente picantes).

Para representar tal diversidade, nós da General Pepper escolhemos as três pimentas favoritas do consumidor para compor a série Pimentas do Brasil – Biquinho, Dedo-de-Moça e Malagueta –, e produzir molhos naturais gourmet, sem conservantes e corantes. Fique ligado!

Quer saber mais sobre cada uma das principais espécies de pimentas, facilmente encontradas no Brasil? Então, não deixe de ler o nosso nosso próximo post: “Espécies de Pimentas – Parte 2”