DICAS

CALDO DE CARNE

NATURAL, FAÇA EM CASA

Quem cozinha, costuma usar um caldo de carne para fazer um fundo que realça o sabor de sopas, cozidos e risotos, por exemplo. Porém, os práticos tabletes dos caldos industrializados, além de conterem alto teor de sódio e químicas, deixam o prato com sabor padronizado.

Quer aprender a fazer e usar o seu próprio caldo de carne, também em práticos cubinhos? Então, siga essa receita, que tem carne de verdade, temperos que você pode recombinar a gosto, tudo sem conservantes e corantes. E o sal? É você quem decide.

RENDIMENTO: 50 CUBINHOS

INGREDIENTES

4 Colheres (sopa) de Azeite

400g de carne bovina com osso (rabada é bom)

2 Cebolas picadas grosseiramente

5 Dentes de Alho picados médio

1 Cenoura picada médio

1 Batata média, descascada e picada

100g de Salsão

100g de Alho-poró

100g de folhas do Salsão

1 Maço de Cebolinha

½ Colher (chá) de Pimenta Calabresa (opcional)

1 Colher (chá) de Cúrcuma

1 Colher (sopa) de Páprica Doce

1 Colher (chá) de Gengibre em pó

3 Folhas de Louro

2 Litros de Água

MÃOS À OBRA

Em uma panela ou caldeirão, aqueça parte do azeite, adicione a carne e frite até ficar bem dourada e começar a pregar no fundo.

Adicione a outra parte do azeite e depois a cebola, alho, cenoura, batata, salsão, alho-poró, salsão, cebolinha, pimenta calabresa (opcional), cúrcuma, páprica doce, gengibre em pó, folhas de louro e refogue tudo até começar a pregar no fundo.

Junte 1 litro de água e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo ou até reduzir a água em mais ou menos um dedo (deixar um fundo). Raspe o fundo da panela com uma colher de pau, adicione o restante da água e cozinhe por mais 30 minutos em fogo bem baixo, com a panela semitampada, até que a água reduza ao fundinho de mais ou menos um dedo.

Opção na Panela de Pressão – após a etapa 2, adicione só 1 litro de água e deixe cozinhar por 30 minutos depois de iniciada a pressão.

Remova bem a carne do osso, coloque os pedaços no processador e bata bem. Adicione os legumes com o caldo do fundo e bata até virar um creme.

Despeje o creme em forminhas de gelo e leve ao freezer até congelar. Desenforme e embrulhe os cubinhos em papel alumínio ou em embalagens indicadas para freezer. Retire os cubinhos do freezer somente no momento em que for usá-los.

DICAS DO GENERAL

CARNE – A carne com osso é indicada porque o osso amplia o sabor e solta colágeno, que ajuda a engrossar caldos. Mas, pode ser substituída por outras carnes bovinas.

TEMPEROS – a combinação desta receita é clássica, mas pode usar o que quiser e gostar. A pimenta calabresa, por exemplo, pode ser trocada por meia pimenta dedo-de-moça fresca sem as sementes, reduzindo o ardume.

SAL – vale notar que esta receita dispensa o sal. Mas, quem quiser congelar os cubinhos já salgados, para essa quantidade pode por 3 colheres (sopa) de Sal no caldo em cozimento.

VALIDADE – corretamente acondicionados, os cubinhos no freezer devem ser consumidos em até 3 meses da data de congelamento.

Você gostou? Compartilhe e leia outros posts do Blog General Pepper.

 FONTE: Receitas de Minuto