DICAS

APIMENTADAS PARTE 2 – COZINHAS ARDENTES PELO MUNDO

Para quem ama uma cozinha “caliente”, com pimenta, outras especiarias e sabores exóticos, vai gostar deste roteiro que destaca 10 países com tradição em usar temperos quentes em suas culinárias. Viaje com a gente e conheça a segunda parte desta jornada. 

MALÁSIA

O país está localizado no sudeste asiático e, curiosamente, seu território é dividido basicamente em 2 grandes porções de terra, separadas pelo Mar do Sul da China. A população malaia é formada por um mix de etnias e culturas – indianos, chineses e indígenas nativos – que reflete positivamente na gastronomia local. Entre os pratos típicos da Malásia, o Nasi Lemak é o mais popular. É basicamente arroz cozido com leite de coco e alguns acompanhamentos como ovo cozido, fatias de pepino, amendoim e o inseparável Sambal, que é um molho beeem picante feito com vários tipos de pimenta, alho, gengibre e outros ingredientes. 

MÉXICO

A gastronomia mexicana é rica em sabores e criatividade e tem origens diversas. O patrimônio culinário, a tradição e os hábitos alimentares de seu povo estão diretamente relacionados aos rituais das civilizações pré-colombianas e à cultura dos povos imigrantes do Novo Mundo. A miscigenação com a comida indígena pode ser sentida nos temperos e nas ervas depratos mexicanos como burritos, guacamole, enchiladas e tacos, que têm como base o milho ou farinha de trigo, o chili e o feijão. Para finalizar, muita pimenta, um complemento essencial para os mexicanos.

No México, a gastronomia modifica-se de acordo com a região. Ao Norte, as receitas são baseadas mais em carnes de cabra e bovina. No Sul, as bases mais frequentes são a galinha picante e pratos preparados com muitos legumes.

PERU

Mantendo suas raízes, mas em contínua evolução, a gastronomia peruana vive um momento de reconhecimento global. No mundo inteiro as pessoas estão conhecendo e aprovando seus pratos. A cozinha peruana é muito rica e variada e vai muito além do conhecido ceviche. Apresenta pratos por regiões, com ingredientes e sabores característicos das cozinhas da costa do Pacífico, das montanhas e da selva amazônica. Com uma rica diversidade de alimentos, usam e abusam de peixes e frutos do mar, legumes, batatas, milhos e frutas, sem esquecer o Aji, a pimenta nativa. O Peru produz cerca de 50 variedades de pimenta. Para os peruanos, o Aji não é apenas um condimento, ele faz parte da identidade do país.

TAILÂNDIA

Com muitos sabores e texturas, a culinária tailandesa ganhou o mundo com seus temperos exóticos que misturam doce, salgado, picante e ácido. Uma experiência sensorial inesquecível. Seus pratos são resultado de uma cultura rica e uma história milenar repleta de tradições. O interessante é que, apesar de variar conforme a região, a gastronomia tailandesa mantém sua base agridoce e forte ardência. Como em todo o sudeste asiático, o arroz é base nos pratos tailandeses. Além do arroz, especiarias, ervas frescas e molho de peixe, é comum o uso do leite de coco, kaffir e curry nessa culinária. Evidentemente, tudo isso é combinado com carnes, frutos do mar, vegetais, grãos, etc. 

TUNÍSIA

Localizada no norte da África e banhada pelo Mar Mediterrâneo, a Tunísia tem uma história tão rica quanto sua gastronomia, que oferece especialidades de origens diversas. Essa riqueza é resultado dos diferentes povos que ocuparam a região – berberes, andaluzes, persas, turcos e egípcios. Além disso, também receberam influências das cozinhas francesa, grega e árabe.

Esse mix proporcionou uma culinária de mil sabores, com ingredientes típicos da cozinha mediterrânea. Uma entrada típica, por exemplo, é composta por salada de tomate, alface, pepino com coalhada e um pastel que chama “Brik”. Na capital, Túnis, é comum servirem na entrada pão e “Harissa” – uma pasta com pimenta vermelha, alho, cominho, coentro e azeite. Os pratos principais são à base de peixes, frutos do mar, carne de carneiro, grãos, legumes, entre outros, combinados com temperos e molhos incríveis.

Leia também a Parte 1 desta viagem, com escalas na China, Coreia do Sul, Etiópia, Índia e Jamaica.